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“PRECISAMOS ESTAR PREPARADOS PARA QUALQUER CENÁRIO”

Em entrevista ao programa CNN Money, o CEO da Suzano, Beto Abreu, comentou o cenário econômico para o mercado global de celulose e os desdobramentos das eleições americanas.


Ele explicou que a companhia teve um crescimento de volume de preços com relação ao trimestre passado, o que trouxe mais receita absoluta e, ao mesmo tempo, uma estabilização no mercado de preços. Segundo Beto Abreu, o mercado de preços de celulose vem sofrendo uma queda nos últimos meses, e no mês de outubro houve um processo de estabilização, com alta demanda. “Não só na China, como também mercados importantes para Suzano, como é o caso dos Estados Unidos e Europa”, disse.


Sobre as eleições americanas, o CEO da Suzano comentou que é natural um monitoramento do câmbio. Principalmente por empresas que têm um volume de exportação muito relevante, como é o caso da Suzano. Segundo ele, 80% da receita e uma parte importante de dívidas estão em dólar. “O que nós precisamos é estar preparados para qualquer cenário. Qualquer cenário de preço de commodity e qualquer cenário também de câmbio. E é isso que estamos fazendo.”


De acordo com Beto Abreu, a Suzano é responsável por 1/3 da produção global de fibra curta. “Tem uma posição dominante. Nosso objetivo é estar sempre evoluindo do ponto de vista de competitividade. A companhia tem escala, tem a melhor posição do ponto de vista de custo de caixa nesse processo. Esse fator coloca a companhia numa posição bastante favorável para enfrentar cenários de câmbios diferentes e cenários de preço de celulose, também, diferentes. Nos vemos bastante prontos para enfrentar qualquer tipo de volatilidade”, concluiu.

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