top of page

PRÊMIO HDOM "DESTAQUE INSTITUCIONAL"

A edição 2023 do HDOM Summit vai contar com o PRÊMIO HDOM. A premiação será distribuída em três categorias:


Prêmio HDOM “Destaque Institucional”: Premiação que tem por objetivo dar visibilidade às ações desenvolvidas pelas associações estaduais de base florestal.

Prêmio HDOM “Destaque Empresarial”: Premiação que tem por objetivo dar visibilidade às ações de inovação desenvolvidas pelas empresas que atuam no setor de base florestal brasileiro.

Prêmio HDOM "Executivo/a do Ano". Premiação que tem por objetivo dar visibilidade ao/à executivo/a do setor de base florestal do ano.


PRÊMIO HDOM "DESTAQUE INSTITUCIONAL"

Com o objetivo de dar visibilidade às ações desenvolvidas pelas associações de base florestal, foi selecionada uma ação de cada associação estadual para fazer parte desta premiação. Cada ação foi descrita resumidamente abaixo para a sua avaliação e votação.



ABAF (BA)

Programa Ambiente Florestal Sustentável



A ABAF lançou o Programa Ambiente Florestal Sustentável como ampliação do Programa Fitossanitário de Controle da Lagarta Parda, de 2015.

Trabalha os temas: Uso Múltiplo da Floresta Plantada; Regulamentação Ambiental das Propriedades Rurais; Integração Lavoura, Pecuária e Floresta; Preservação dos Recursos Hídricos; Prevenção e Controle de Incêndios Florestais; Controle de Gado nas Áreas de Preservação; Combate ao Carvão Ilegal; Apicultura para Pequenos e Médios Produtores; Caça Ilegal de Animais Silvestres; e Programa Fitossanitário de Pragas.

Resultados positivos graças às parcerias: Agência de Defesa Agropecuária, Secretaria da Agricultura, Federação da Agricultura; associações de produtores rurais e prefeituras.

O PAFS leva aos produtores rurais e estudantes, informações que contribuem para a maior conscientização sobre educação ambiental e diversificação e a sustentabilidade do agronegócio.

Já percorreu 464 mil quilômetros, realizou 300 treinamentos, instruiu 13 mil pessoas e visitou 2.100 propriedades rurais do Sul e Extremo Sul da Bahia.


ACR (SC)

Podcast ACR em Notícias



Resumo: Alicerçada em uma ideia da gestão anterior, a atual diretoria da Associação Catarinense de Empresas Florestais lançou em 2023 o podcast ACR em Notícias. O programa com episódios mensais, para plataformas de áudio como Spotify e WhatsApp, traz notícias e informações sobre o setor florestal catarinense e temas correlatos.

É uma ferramenta de informação que o usuário, ao utilizar um dispositivo móvel, pode acessar a qualquer momento garantindo conteúdo e entretenimento de interesse para profissionais, estudantes e envolvidos setorialmente, com foco em Santa Catarina.

Ao longo destes oito primeiros episódios já impactou grande parte da comunidade florestal catarinense, assim como diversos cursos de engenharia florestal dentro do estado de Santa Catarina. Serve de fonte de informação para veículos de comunicação, com um formato pronto para ser usado em rádios, além de oferecer conteúdo para mídia impressa, televisiva ou digital.


AGEFLOR (RS)

Mobilização para aprovação do ZAS



A AGEFLOR mobilizou associados, entidades, profissionais e acadêmicos a participar da consulta pública referente ä atualização do Zoneamento Ambiental para a Atividade de Silvicultura no RS (ZAS-RS). Através de seus canais na internet, e-mail, reuniões e contatos pessoais, buscou destacar a importância do setor estar engajado neste processo.

Quando implantado, foi estabelecido prazo de 5 anos para o ZAS ser atualizado. Após mais de dez anos e com a evolução tecnológica e ferramentas para aferição de dados e indicadores, o tema urgia voltar ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema).

Com o auxílio da mobilização, a consulta teve uma participação recorde de mais de 215 manifestações, sendo ampla maioria positiva: 172 favoráveis, 26 neutras e 14 contrárias. As manifestações deram respaldo para que os integrantes do Consema aprovassem a atualização, em audiência no dia 14 de setembro.


APRE (PR)

1º Prêmio APRE Florestas de Jornalismo



As florestas plantadas são fundamentais para o planeta, pois aliam conservação e sustentabilidade, oferecendo uma matéria-prima renovável e com mínimo impacto ambiental. Além da contribuição direta como fonte de insumo para os mais diversos produtos, são um fator-chave para reduzir a pressão sobre as florestas nativas e a solução necessária e urgente para frear as mudanças climáticas.

Para reforçar essa mensagem, estimular a cobertura jornalística de qualidade e reconhecer a excelência do trabalho da imprensa, a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE) lançou o 1º Prêmio APRE Florestas de Jornalismo. Queremos, assim, divulgar esse protagonismo e fazer com que a informação chegue ainda mais longe, para que todos possam conhecer os benefícios das florestas plantadas para a sociedade e para o meio ambiente.


AREFLORESTA (MT)

Unir para fortalecer



A AREFLORESTA é referência em Mato Grosso para questões de apoio e representatividade do setor de produção de árvores atuando nas diferentes câmaras de discussões, sugerindo e opinando nas políticas públicas de investimento e fomento do setor, além de agir de forma proativa na abertura de novos mercados para produtos florestais.

Em 2023, nossos esforços se concentraram em captar parceiros para projetos voltados para promoção do setor, qualificação, pesquisa e inovação, buscando novas tecnologias e práticas que aumentem a eficiência e a sustentabilidade das florestas plantadas.

Através da colaboração entre diversos stakeholders, estamos construindo uma base sólida para o crescimento responsável do setor de florestas plantadas, promovendo o desenvolvimento econômico, sem comprometer os recursos naturais essenciais para o futuro.

Desenvolvimento e fortalecimento do setor produtivo e base sólida para fomentar o setor, além de proporcionar um ambiente de negócios competitivo para a cadeia de plantações de árvores.


FLORESTAR (SP)

Acordo de cooperação com Fepaf



A Florestar São Paulo firmou acordo de cooperação com a Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf). A intenção é fomentar um programa de ações colaborativas para potencializar a formação acadêmica e profissional das próximas gerações de engenheiros florestais. A Florestar considera que estes profissionais são os responsáveis pela manutenção e contribuição na expressividade da cadeia florestal brasileira em escala global.

Esta ação promove apoio e suporte para desenvolvimento científico e tecnológico, além do compartilhamento da expertise entre as duas instituições. Prevê a criação de projetos específicos nas áreas de manejo florestal, gestão do carbono e regulação climática, além de promoção de eventos, financiamento acadêmico e oportunidades profissionais.

Deve impactar positivamente o desenvolvimento de projetos, estudos e pesquisas científicas de estudantes de engenharia florestal. Dados e informações obtidas em estudos acadêmicos poderão ser utilizadas e aplicadas no planejamento estratégico do setor florestal paulista.


REFLORE (MS)

11ª Edição da Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios



A Reflore realiza anualmente sua Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios que, em 2023, chega a sua 11ª edição. A campanha é sobre educação (palestras nas escolas), planejamento (grupo de prevenção e combate a incêndios) e investimento em tecnologia (satélites de captação de calor e torres de monitoramento). Todos os itens citados anteriormente estão dentro do guarda-chuva do mote: ‘Fogo Zero. O melhor combate é a Prevenção’. Fogo Zero, inclusive, é nosso slogan desde 2021. A campanha é composta por: outdoors, panfletos, adesivos, vídeos virais de web, spot e veiculação de rádios, postagens, releases e os encontros estratégicos citados acima.

É importante porque ajuda a criar uma CULTURA de prevenção.

O setor florestal apresentou estatisticamente um número inferior de avarias e danos por queimadas em relação a outras localidades e segmentos do estado.



Comentários


bottom of page