O conselho de administração da Arauco aprovou um investimento global de US$ 4,6 bilhões, para a construção da primeira fábrica de celulose do grupo chileno no Brasil, em Inocência/MS. A companhia elevou a capacidade produtiva que terá a futura unidade em relação aos planos anunciados inicialmente: de 2,5 milhões de toneladas para 3,5 milhões de toneladas de fibra de eucalipto por ano.
O principal fornecedor do Projeto Sucuriú será a finlandesa Valmet, responsável por entregar cerca de 50% do projeto industrial. O escopo do contrato inclui as áreas de processo regulares, uma unidade de gaseificação que vai gerar biocombustível para abastecer os fornos de cal da operação, uma caldeira de recuperação química (a maior do mundo em capacidade no setor) e uma caldeira de biomassa.
O diretor-presidente da Arauco do Brasil, Carlos Altimiras, destacou a importância: “Estamos dando um passo fundamental para o futuro de Inocência e região. A parceria com a Valmet vai trazer ainda mais inovação e sustentabilidade ao Projeto Sucuriú, impulsionando o desenvolvimento econômico da região.”, destacou.
O grupo tem previsão de começar as operações da fábrica no último trimestre de 2027.
Quer saber como pensam grandes tomadores de decisão do setor florestal brasileiro? Participe do HDOM Summit 2024 – Visões estratégicas para florestas do amanhã, nos dias 26 e 27 de novembro, em São Paulo.